O custo para trazer o corpo da tocantinense Elizangela Pereira Vanderley, 38 anos, que morreu na Espanha na última quinta-feira, 24, é estimado em R$ 24 mil, segundo informações de sua irmã, a frentista Suely Wanderley, 43 anos.

Ela diz que inicialmente a família estava com esperanças de ter ajuda do governo brasileiro para o traslado, mas diante das sucessivas negativas optaram por fazer campanhas de arrecadação neste final de semana, em Caseara, cidade onde vivem os familiares de Elizangela.

“Muita gente se engajou, recebemos doações em espécie de amigos e familiares e de pessoas que ficaram sabendo e se solidarizaram com essa situação. Também recebemos depósitos bancários, fizemos uma galinhada e leiloamos dois frangos”, conta  Suely, dizendo que com essas ações no final de semana foi possível arrecadar boa parte do recurso necessário para o traslado e que espera conseguir resolver pelo menos a parte financeira até amanhã.

Via rede social, a campanha foi realizada por meio de dois grupos de whatsapp, aqui e aqui.

Já a parte legal para trazer o corpo de Elizangela para o Brasil está sendo providenciada por conhecidos e parentes que moram na Espanha. “O consulado do Brasil na Espanha só ajuda na parte de documentação, não entra com recursos financeiros”, relata Suely.

Saiba mais

Elizangela Vanderley morreu no início da manhã de quinta-feira, 24, em um suposto incêndio ocorrido na boate 'Messalina', localizado na estrada velha de Béjar, no município de Miranda de Azan, na Espanha. A informação foi dada pelo portal espanhol de notícias La Gaceta, que também informou que aparentemente, embora ainda não confirmadas, as causas de morte foram de intoxicação por inalação de fumaça. Conforme o noticiário, o incêndio se originou por volta das 7h30 da manhã em uma sala da boate localizada no primeiro andar por motivos que ainda estão sob investigação.