Muitos palmenses acordaram cedo neste domingo, 7, para exercer a cidadania e evitar filas. Os portões das seções eleitorais foram abertos às 8 horas para a escolha de deputados federal e estadual, senadores, governador e presidente. Uma das primeiras a deixar sua contribuição com o processo democrático foi a costureira Maria Jovelina, de 61 anos.

"Vim logo lá de Taquaralto para aproveitar o climinha. Não sei se vai chover mais tarde", brincou após votar na Escola Municipal Henrique Talone, na Quadra 210 Sul, em Palmas.

Outro que acordou cedo para evitar aglomeração foi o técnico em refrigeração Antônio Carlos Fernandes, 37. Ele reclamou da quantidade de vezes que precisou votar este ano no Tocantins.

"Esse ano foi atípico, mas precisamos exercer nosso direto e fazer valer a cidadania", explicou.

Recém-chegada ao Tocantins, a aposentada Rita Bonfim Coelho, 84, mora em Palmas há nove meses e mesmo não precisando votar foi à Escola Padre Josimo, na Quadra 301 Norte, dar sua contribuição ao processo democrático de escolha dos candidatos. "Toda vida eu votei, nunca deixei de votar", contou. Ela foi para a seção eleitoral acompanhada da filha, usando uma cadeira de rodas por conta de uma fratura no fêmur. Mesmo assim, não reclamou das filas no Padre Josimo. "Cheguei agora pouco. Por enquanto está tranquilo", contou.