Produtores, empresários do setor do agronegócio e instituições ligadas ao setor participaram nesta quarta-feira de um Workshop, promovido pelo governo do Estado, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. Com o tema Visão estratégica do agronegócio no Tocantins, o evento propôs discussões sobre a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais e sobre a estrutura logística da expansão do agronegócio tocantinense.

 

Na oportunidade o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), falou sobre a política do agronegócio e de sua importância. “O agronegócio é a soma das cadeias produtivas cuja coluna dorsal é a produção agropecuária O papel não nasce da resma, mas da árvore que foi cultivada, o perfume vem da flor, o jeans do algodão. Tudo é agricultura”, exemplificou.

 

Para o produtor de abacaxi de Porto Nacional Marcelo Galati Fernandes, o workshop foi oportuno. “Por meio das palestras, podemos conhecer melhor a cadeia do agronegócio e ver mais oportunidades de mercado”, disse, acrescentando que o seu produto é exportado para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e da região Sul do Brasil.

 

Entre as autoridades presentes na abertura do evento, estiveram o governador do Estado, Marcelo Miranda, a vice-governadora, Claúdia Lelis, e o ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli. O diretor do Grupo Jaime Câmara (GJC) no Tocantins, Jean Teixeira, também prestigiou o evento.