A partir desta segunda-feira, 9, o Facebook vai começar a avisar os 87 milhões de usuários que tiveram seus dados pessois usados ilicitamente pela consultoria Cambridge Analytica, no escândalo revelado em março e que tem abalado a imagem da rede social. Segundo o Facebook, mais de 440 mil brasileiros estão no grupo – mas como saber se você foi um deles? 

Segundo o Facebook, todos os 2,13 bilhões de usuários da rede social vão receber nesta segunda-feira ou nos próximos dias, avisos como os exibidos na imagem que ilustra este texto. Por enquanto, as notificações ainda não começaram a ser exibidas no Brasil – procurada, a assessoria de imprensa do Facebook ressaltou que os avisos aparecerão "de forma gradativa" pelo mundo.

A empresa também não divulgou como serão os dois textos em português a serem exibidos para os usuários. O teor deles, porém, deve ser parecido com os feitos em inglês e já disponíveis para usuários americanos. 

Dois grupos

Para aqueles que não tiveram seus dados coletados pelo teste This Is Your Digital Life, a empresa vai exibir um comunicado simples, como o que está à esquerda da imagem. Nele, a empresa fala sobre a importância de manter dados seguros. No link em azul, será possível acessar a área de permissões concedidas a aplicativos e sites vinculados à conta do usuário no Facebook. Depois, os usuários poderão desativar o uso de apps dentro da plataforma, caso assim desejem

Já para quem teve seus dados afetados, a empresa mandará uma notificação como a que aparece na direita da imagem. Além de ressaltar a importância da segurança dos dados, a empresa explica que as informações da pessoa podem ter sido "mal utilizadas por uma empresa chamada Cambridge Analytica". No link em azul, será possível ver como as informações foram afetadas.