Mais de 7 mil casos de desvios e gambiarras com o intuito de furtar energia foram identificados em 2018 no Tocantins. O dado da empresa Energisa, responsável pela distribuição de energia no Estado, apontam que o quantitativo de energia furtada pelos conhecidos ‘gatos’ poderia atender por um ano o consumo de 35.927 casas, que corresponde a soma do consumo dos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

Conforme a empresa, os ‘gatos’ colocam em risco aquele que realiza o furto e também seus vizinhos devido a possibilidade de acidentes causados a partir de curtos-circuitos e até incêndios. O furto de energia também compromete a qualidade do fornecimento, já que o roubo causa oscilações e até falta de energia nas residências vítimas do crime, que tem como punição multa e até mesmo prisão, que pode ser de um a quatro anos de detenção.

Os 7.284 casos identificados foram autuados e encontrados por meio de denúncias e fiscalizações de rotina da concessionária. Ao todo a empresa realizou  46.794 inspeções em campo no ano passado. Em média, são identificadas 700 irregularidades por mês com a ajuda de tecnologias de combate ao furto. “Contamos com um sistema de inteligência que monitora em tempo real o perfil de consumo de cada cliente. Com a análise dessas informações, conseguimos identificar quais os locais suspeitos de furto de energia e enviar equipes em campo para apurar se há de fato uma fraude”, explica Helier.

Caso

Já nos primeiros dias de 2019, o dono de um bar no Centro de Palmas foi preso em flagrante após as equipes da Energisa e da Polícia constatarem um ‘gato’ em seu estabelecimento, localizado na quadra 204 Sul. O furto foi descoberto após uma denuncia, e conforme o Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Civil (PC) o dono do local declarou ter comprado o ponto há 20 dias e confirmou que estava fazendo “gato” para ter energia no local. O ponto ainda tem uma dívida de R$ 13.780,55 em contas de energia, em faturas de novembro, dezembro e janeiro. O Jornal do Tocantins noticiou o caso na última terça-feira, 8.