O volume de negócios prospectado junto às instituições financeiras presentes na 14° Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2014 soma R$ 350 milhões, segundo o secretário estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), Júnior Marzola.

“Nós fizemos um levantamento com as agências financeiras e até ontem [última quarta-feira], os números de propostas realizadas chegaram a esse montante”, garantiu o Marzola. De acordo com o secretário, a informação repassada pela pasta ao Jornal do Tocantins (JTo) de que o volume de negócios estaria baixo, era uma sondagem dos primeiros dias. A feira, sediada no Centro Agrotecnológico de Palmas, termina hoje.

Ontem, o JTo procurou os quatro bancos presentes na feira (Bradesco, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal) para saber sobre a movimentação de negócios durante o evento. No Banco do Brasil, em conversa informal, um dos gerentes da instituição informou que, até a última quarta-feira, foram prospectados negócios que somam R$ 25 milhões. Já no Banco da Amazônia, ontem, foram liberados R$ 15 milhões em financiamentos para a agricultura familiar.

Nas duas últimas instituições financeiras foram comunicados, em conversa informal que o número de operações realizadas até a última quarta-feira, respectivamente foram, 25 milhões e 14,6 milhões.

Na tarde de ontem, a feira recebeu a visita de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que é garoto propaganda da campanha Time Agro Brasil da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). O craque, juntamente com a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) e o vice-presidente da Faet, Paulo Carneiro, participou de uma coletiva de imprensa, na qual falaram sobre o agronegócio e a Copa do Mundo 2014. Pelé circulou pela feira e distribuiu autógrafos para os fãs. “A ideia é mostrar a importância que o agronegócio tem para o país”, destacou Pelé. Ele foi recepcionado na Agrotins pelo governador Sandoval Cardoso (SD) e pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP).

A campanha Time Agro Brasil tem como foco a sustentabilidade. “Esse é um debate ambiental recente para o produtor, mas a tecnologia e a inovação utilizada no agronegócio faz com que tenhamos grandes produções utilizando menor espaço, enfatizou a senadora.” Segundo ela, o Brasil consegue ser uma das maiores agriculturas do planeta e ainda mantém grande parte do seu território preservado.