A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou este mês uma resolução que regulamenta a oferta de tarifa promocional para os serviços de transporte rodoviário e ferroviário de passageiros. As novas regras basicamente tornam possível que as empresas façam promoções de acordo com suas situações comerciais e de logística, de maneira semelhante ao que já acontece no caso das passagens aéreas.

Terão permissão para realizar promoções dentro da nova regulamentação empresas de transporte interestadual e internacional e semiurbano interestadual de passageiros. Segundo a resolução, as empresas poderão fazer promoções sem a necessidade de avisar a ANTT com antecedência, como era necessário antes da publicação.

De acordo com o texto publicado “as transportadoras deverão divulgar cada tarifa promocional, a linha ou seção, os horários, o número de lugares ofertados e a vigência do bilhete adquirido a preço promocional”, além disso, “as condições de uso do bilhete também devem ser apresentadas ou, caso haja solicitação, entregues aos passageiros no momento da compra”.

Waldson Moreira é diretor comercial de uma empresa de ônibus interestadual com sede em Palmas e comenta as mudanças que vem com a resolução. “Ainda estamos em fase de implantação do Monitriip. Após isso iremos começar a pensar nas promoções”, contou Moreira apontando para as possibilidades da nova política. “Teremos uma flexibilidade para determinar estratégias promocionais, uma vez que com essas regras não há necessidade de que toda uma linha esteja incluída na promoção”, explicou.

Quanto as vantagens para o setor e para os passageiros, Moreira disse que trata-se de uma tendência do mercado. “As passagens aéreas se tornaram muito populares há algum tempo. Um dos motivos são as promoções que atraem muitos clientes. Ao ofertar parte das passagens com um preço reduzido, muitas pessoas se fidelizam e acabam comprando mesmo quando a passagem não está de promoção”, contou.

O diretor comercial ainda citou algumas opções que poderão ser adotadas pela empresa, para possíveis promoções. “Poderemos por exemplo fazer promoções nas quais os dez primeiros passageiros ganham desconto. Ou em um determinado mês, no qual as vendas tendem a cair, para incentivar que as pessoas viajem conosco”.

Requisito

Para que as empresas possam adotar a nova política, a ANTT exige que elas implantem o Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros (Monitriip), também regulamentado pela Agência, que precisa estar em pleno funcionamento.

O sistema estabelece padrões para a coleta, armazenamento, disponibilização e envio de dados que possibilitem o acompanhamento dos serviços de transporte. As empresas serão responsáveis pela aquisição e implantação do equipamento necessário para o sistema, bem como pelo processos de envio das informações à ANTT.