Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) volta a se reunir para definir o rumo dos juros, o mercado financeiro manteve suas estimativas de que a Selic avançará 0,50 ponto porcentual esta semana. Aumentou, porém, a previsão para a taxa básica no final deste ano. No lugar da estimativa de 13,75% ao ano, que já será vista esta semana, de acordo com a Focus, no encerramento de 2015, o novo patamar da Selic será de 14,00% ao ano.

Estas projeções constam do Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã de ontem, pelo Banco Central (BC) .

A ação mais recente do colegiado foi a de aumentar a taxa básica de juros de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano e, depois da divulgação do documento sobre a reunião, o mercado entendeu que o BC continuará com sua política de elevação de juros. A próxima reunião começa hoje, e o veredicto será dado amanhã à noite.

Há um mês, a estimativa observada no boletim era de que a Selic encerrasse 2015 em 13,50% ao ano. Com isso, a taxa média esperada para este ano passou de 13,38% ao ano para 13,50% ao ano. Quatro semanas antes, essa taxa média estava em 13,22% ao ano. Já para os economistas que mais acertam as projeções para o rumo da taxa básica de juros, o Top 5 no médio prazo, a Selic encerrará este ano em 13,75% ao ano, igual à previsão da semana anterior.