Atualizada às 10:21

A Prefeitura de Palmas em nota informou que o início da força-tarefa para tirar dúvidas e orientar sobre a revisão e os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018 começa nesta quinta-feira,15, diferente do informado anteriormente. A ação era que começaria nesta quarta-feira, 14, mas a gestão informou que a data foi passada erroneamente.  

Conforme a gestão, serão criados pontos de atendimento na cidade com equipes da Secretaria de Finanças e guichês exclusivos nas unidades do Resolve Palmas para atender os contribuintes, com orientações sobre a documentação necessária para a realização da revisão.

A Prefeitura informou que irá simplificar o processo de revisão dos valores da planta genérica dos imóveis para ajustar a proporção do valor cobrado com o valor dos imóveis, em casos que for observado distorção. Um decreto será publicado com as informações para legalidade deste processo.

A ação foi tomada pela gestão depois de muita polêmica sobre o aumento do imposto. De um lado a Prefeitura da Capital afirmando que não houve alta e do outro os cidadãos com boletos cujos valores se diferem, e muito, dos cobrados em 2017.

Após tanta polêmica, no último dia 9, representantes de 17 entidades e instituições de diversos segmentos soltaram uma nota conjunta na qual orientaram que no caso de a gestão insistir na negativa do aumento. Os contribuintes que receberam o tributo com reajuste devem solicitar a reimpressão do carnê para uma correção dos valores, que sem a alta devem ser iguais aos do ano passado.