Pokémon GO, iPhone 7 e Donald Trump foram os termos mais pesquisados no Google no mundo inteiro ao longo de 2016, segundo informou o gigante tecnológico nesta quarta-feira.

O fenômeno internacional do jogo Pokémon GO alcançou a primeira posição nas buscas do Google neste ano, ao suceder o jogador de basquete Lamar Odom, campeão nas pesquisas em 2015.

A segunda posição ficou com o iPhone 7, o novo modelo do smartphone da Apple, enquanto o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ocupou o terceiro lugar devido à polêmica campanha.

A lista dos assuntos mais procurados pelos usuários do Google no mundo todo também inclui grandes músicos que morreram neste ano, como Prince, na quarta posição, e David Bowie, que ficou com o sexto lugar.

Também aparecem os filmes "Deadpool", na sétima posição, e "Esquadão Suicida", que fechou a lista dos dez termos mais buscados em escala global.
Completam a lista a loteria americana Powerball (quinto lugar), os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (oitavo lugar) e o jogo slither.io (nona posição).

Por temas, as eleições presidenciais dos Estados Unidos, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o "Brexit" (a saída do Reino Unido da União Europeia), o massacre na boate Pulse em Orlando (EUA) e o vírus da zika foram os mais populares entre as notícias.

O republicano Donald Trump, a rival democrata Hillary Clinton, o nadador Michael Phelps, a futura primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, e a ginasta Simone Biles foram as pessoas mais procuradas no Google em 2016 sem levar em conta as celebridades que morreram neste ano.

Sobre esta categoria, os músicos Prince, David Bowie e Christina Grimmie ocuparam o pódio das celebridades falecidas, seguidos pelo ator Alan Rickman e pelo boxeador Muhammad Ali.

A moda dos filmes de super-heróis absorveu grande parte da atenção dos internautas já que apenas o filme "O Regresso", com o terceiro posto, diverge na lista dos cinco filmes mais procurados em 2016, que inclui "Deadpool", "Esquadrão Suicida", "Capitão América: Guerra Civil" e "Batman vs Superman: A Origem da Justiça".

Além disso, a série "Stranger Things" foi a que mais gerou interesse no Google nos últimos doze meses, à frente de "Westworld", "Luke Cage", "Game of Thrones" e "Black Mirror".

Por último, Céline Dion, Kesha e Michael Bublé lideraram as buscas em música, enquanto os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, as World Series de beisebol nos Estados Unidos e o Tour de France fizeram o mesmo nas procuras sobre esporte.