Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio

Curtas

Arroz: em plena entressafra, preço no RS cai para abaixo do mínimo e governo vai intervir no mercado;

A Petrobras reduziu o valor do diesel em 1,3% nas refinarias. No entanto, a decisão de repasse do reajuste do combustível nos postos é do distribuidor;

Soja: alta do dólar mantém preços firmes no Brasil e limita novas quedas;

Carne bovina: maior preço em dois meses no varejo;

Após meses de quedas, consumo interno de carne bovina dá sinais de melhora;

Recuperação dos preços do frango na granja e no atacado;

Exportações de carne bovina brasileira têm alta de 17% em setembro;

Genômica ajuda taurinos no combate ao carrapato no BR.

Segue travado

Calmaria no mercado de reposição pecuário. O cenário de poucas negociações persiste na maior parte do país. Além das pastagens não estarem favoráveis para recria e terminação, o cenário de incertezas quanto ao preço da @ do boi gordo também afasta os compradores dos negócios. As cotações que tiveram valorizações em ago e set vêm perdendo firmeza. Na média, as cotações estão estáveis.

 

Potência

O Brasil manteve a posição de possuir o 2º maior rebanho de bovinos do mundo em 2016, representando 22,2% do rebanho mundial, de acordo com o IBGE. Em 2016 o país também foi o 2º maior produtor de carne bovina do mundo, com 15,4% do total mundial. Em ambos os casos, o Brasil ficou atrás apenas da Índia.

 

Milho

A liquidez voltou a diminuir no mercado interno do milho. Perspectivas diferentes quanto aos preços para as próximas semanas e/ou meses ampliaram a diferença entre os valores nas regiões, dificultando os acordos entre compradores e vendedores. Quanto aos preços, a oferta do cereal continua restrita, e as cotações seguem firmes.

 

Soja

A soja tem sido pressionada no mercado interno, pelo dólar mais fraco frente ao Real e pelo avanço do semeio. Entretanto, os recuos têm sido limitados pela alta nos preços futuros nos EUA e pela firme demanda externa, que sustentam os prêmios domésticos. O volume de soja embarcado em setembro, de 4,27 milhões de ton, foi recorde para o mês.

“ciganinha”

A “ciganinha”, conhecida como uma das piores pragas de pastagens é de difícil controle. Se a área estiver muito infestada, somente o cultivo de lavouras por dois anos consecutivos é econômico e eficaz. Nas infestações menos graves, o controle deve ser feito cortando a planta próximo ao solo e aplicando produtos à base de picloran.

 

Erros comuns

Nas pastagens infestadas pela “ciganinha” não se deve passar a roçadeira e também não se deve gradear, pois isto só aumentaria a população de plantas e o grau de infestação. A gradagem costuma picar as pseudoraízes subsuperficiais (caules subterrâneos), transformando cada pedaço em uma muda perfeitamente viável.

As ofertas de compra para boiadas estão abaixo da referência. Os compradores estão testando o mercado para ver qual a cotação da @ que vai predominar. Em SP, os frigoríficos apregoam ter boi para trabalhar a semana, por isso essa paradeira. O feriado contribui, pois serão 1 ou 2 dias de abate a menos. Este é o quadro na maioria das praças pecuárias. No mercado atacadista de carne bovina com osso as cotações não mudaram. A carcaça de bovinos castrados está sendo negociada por R$9,25/kg.

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários