Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
Arroba começa retornar firmeza

O mercado do boi gordo começa a dar indícios de retomada de firmeza. A queda gradual na oferta de boiadas terminadas dá sustentação a esse cenário. Entretanto, a intensidade da retomada da firmeza irá depender de como a demanda se comportará. Até agora, 2017 tem sido um ano com consumo enfraquecido. A menor disponibilidade de animais terminados já é uma realidade e, se esse fator já não resulta em valorização, no mínimo limita a queda de preço no mercado.

Em baixa

A pressão de baixa no mercado de reposição pecuário vem ganhando cada vez mais força. Queda semanal de 0,6% na média de todas as categorias animais. Um mercado do boi gordo turbulento no 1º semestre e com menor volume de negociações, a oferta de bezerros acumulou no mercado e este fator vem pressionando as cotações. Diante destes valores, a relação de troca está mais interessante para o recriador.

 

Em alta

Embora os preços da soja em grão não tenham registrado reações significativas nos últimos dias, na parcial de julho, os valores da soja registraram altas mais acentuadas que as cotações do farelo e óleo de soja, reduzindo a margem de lucro das indústrias. Esse cenário está atrelado à retração de sojicultores das vendas envolvendo grandes lotes.

Saída oriental

O agronegócio vai continuar, nos próximos anos, com a responsabilidade de sustentar os superávits comerciais BR, pautado na exportação de commodities para mais de 200 países. No entanto, existe risco de redução de exportação no Ocidente. A saída estará na Ásia, que detém 61% do mercado mundial (China, Índia, Indonésia, Japão e Coreia do Sul), já se consolidando como grandes consumidores.

 

Suínos

Nas granjas paulistas, o suíno terminado está cotado, em média, em R$78/@, uma alta de 6,8% em 7 dias. A disponibilidade de cevados continua bem ajustada. No atacado também foi observada valorização de 3,4% na semana.

Ajuda bem vinda

A calagem e a adubação diminuem a infestação de plantas invasoras nas pastagens. Primeiro, porque a calagem requer a gradagem do solo que mata grande parte das invasoras. E segundo, porque a adequação dos nutrientes do solo contribui para o vigoroso crescimento, a produção e a predominância da pastagem sobre a invasora.

 

“ciganinha”

Se a pastagem estiver muito infestada pela praga “ciganinha”, somente o cultivo de lavouras por dois anos consecutivos é econômico e eficaz para a sua eliminação. Nas infestações menos graves, o controle deve ser feito cortando a planta próximo ao solo e aplicando produtos a base de picloran. Roçar só faz aumentar o grau da infestação.

Curtas

Alheia à crise do setor, indústria frigorífica opera em cenário mais tranquilo e margem dispara com quedas da cotação da @; Mercado futuro sinaliza melhora da rentabilidade dos confinamentos;

Exportações aquecidas limitam maiores quedas no preço do milho no País;

Arroz está R$12,32/sc abaixo do preço que deveria valer, segundo especialistas. Além de ser o produto mais afetado pela alta dos combustíveis;

FPA: debates sobre Funrural com Receita Federal estão acirrados;
Governo publica MP que renegocia os débitos do Funrural;

Preço da carne bovina no atacado segue em queda (3,4% no mês);

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários