Fernando Scotta

Fernando Scotta
scottaconsultoria@yahoo.com.br
Jornal do Tocantins - Mundo do Agronegócio
Abate de matrizes aumenta no 1º semestre

O abate de matrizes bovinas cresceu 7%, no 1º semestre/2017, em relação ao mesmo período de 2016. Já o número de abates de machos registrou uma queda de 6%. No total, considerando o abate de fêmeas e machos, houve uma queda de 0,8%. O aumento do abate de fêmeas pode indicar uma redução de rebanho. Conversões de pastagens em terras para a produção de grãos podem justificar o encolhimento da quantidade de bovinos. A baixa oferta de animais prontos para abate é clara a bastante tempo (indicando que o rebanho continuou encolhendo nos últimos anos).

Curtas

Brasil volta a vender carne para a Argentina (exportações estavam embargadas desde 2012);

Preço do milho atinge o maior valor em 6 meses (alta de 6,5% nos últimos 10 dias);

 

Prazo para declaração do ITR termina no próximo dia 29;

 

Pressão de baixa perdendo força no mercado do boi gordo em pleno final de mês;


Sem chuvas, plantio de soja tem ritmo lento. Apenas 0,3% da área foi plantada;


Calmaria no mercado de reposição pecuário diminui o fôlego das cotações;

 

Consumo mais fraco mantém os preços do leite em queda;


Banco do Brasil prorroga os pagamentos de custeio do arroz;


A produção brasileira de carne bovina caiu 1,4% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período no ano de 2016;

ITR 2017

O prazo para a entrega da declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) será encerrado na sexta-feira, 29. A multa por atraso é de 1% ao mês calendário ou fração sobre o imposto devido ou R$ 50, prevalecendo o maior valor.

 

Cautela

As incertezas quanto ao clima e a cautela de produtores em comercializar grandes lotes têm mantido a baixa a liquidez da soja no mercado. Embora as desvalorizações de defensivos e fertilizantes tenham pressionado ligeiramente os custos de produção neste ciclo 2017/18, a receita, na parcial de setembro, está nos menores patamares desde 2010, em termos reais.

 

Empacou

Depois de 6 semanas em alta o mercado de reposição voltou a empacar, com poucos negócios realizados. Fatores como as recentes quedas na @, pastagens secas, incêndios e falta de água esfriaram os negócios para a reposição.

 

Queda

Ligeira queda de preços da carne bovina sem osso no atacado. O mercado não resistiu à queda nas vendas na 2ª metade do mês e ao ligeiro aumento nas escalas de abate. Os cortes de traseiro, de maior valor agregado, puxaram o mercado para baixo.

 

Demanda

Importação chinesa de soja do Brasil aumenta 22%. Em agosto o Brasil vendeu 6,07 milhões de toneladas para o país asiático.

Resíduo pós-pastejo

Uma dica importante para um bom manejo dos pastos é de que o produtor deve deixar, como resíduo após o pastejo, entre 40% e 50% da área foliar. Isso favorece a sobrevida da pastagem e garante acúmulo de matéria orgânica para proteção do solo contra a erosão.

 

Manejo e adubação

Sem o uso de adubação de manutenção com erros na adequação das taxas de lotação (subpastejo ou superpastejo), ou pastagens não adaptadas à região, inicia-se uma queda na produção das pastagens, de 6 a 20% ao ano variação esta, devida às diferenças de solo e de manejo de cada fazenda.

 

Navegue pelo assunto:

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.

Comentários