O juiz da 7ª Vara do Trabalho da 10ª Região, em Brasília (DF), Ricardo Machado Lourenço Filho, suspendeu a eleição para a presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), marcada para o próximo dia 14. A suspensão foi decidida após concessão de liminar à Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Ainda cabe recurso à CNA no processo. O processo tramita na Justiça do Trabalho por ser um dos foros jurídicos para conflitos de entidades de classe.

 

Na prática, a decisão de Lourenço Filho, tomada ontem e só divulgada hoje reconsiderou a decisão da semana passada, quando o juiz havia negado um primeiro pedido da Faep por falta de documentação que sustentasse a "série de irregularidades" apontadas pela federação paranaense no processo eleitoral da CNA.

 

Segundo o advogado da Faep no processo, Henrique Arake, entre as irregularidades estão o fato de o presidente em exercício e primeiro vice-presidente da entidade, João Martins da Silva Júnior, coordenar o processo eleitoral na CNA. Segundo o advogado, Silva Júnior deveria ser impugnado porque, mesmo coordenando o processo, é candidato novamente a vice-presidente da senadora reeleita Kátia Abreu (PMDB-TO), que tentará a reeleição na confederação.

 

A Faep levanta "dúvidas" sobre os gastos da CNA em um convênio com a Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de R$ 42,9 milhões. Deste valor, de acordo com a federação paranaense, apenas R$ 754.121,78 foram justificados com comprovantes. Mais detalhes sobre este e outros assuntos você confere na edição do JTo de amanhã nas bancas e neste site.