Possíveis irregularidades na aplicação do fundo de investimentos administrados pela empresa Icla Trust Distribuidora de Títulos e Valores Imobiliários causaram um verdadeiro vendaval na administração do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (Previpalmas), culminando em recomendação do Tribunal de Constas do Estado (TCE) para afastamento da diretoria e nova comissão da direção do órgão.

As denúncias sobre irregularidades nas aplicações em fundos de investimentos pelo Previpalmas vinham sendo alvo de denúncias desde o ano passado pelo vereador Júnior Geo (PROS), que inclusive insistiu para que fosse instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara de vereadores de Palmas.

A expectativa é que a Comissão seja instalada já no início da próxima semana, segundo adiantou ao Jornal do Tocantins, o presidente da Câmara, vereador Folha (PSD) em recente entrevista. Na ocasião, ele disse que o pedido de CPI ainda não havia sido atendido porque não tinha fatos contundentes que justificassem a investigação.

Os fatos tomaram corpo na última segunda-feira, quando o prefeito Carlos Amastha (PSB) anunciou a demissão do então diretor de investimentos do Previpalmas, Fábio Martins, alegando que o mesmo havia realizado investimentos em um fundo de risco no valor de R$ 30 milhões.

Sobre a acusação, Martins disse que como não fazia mais parte da gestão, preferia não falar como as decisões eram tomadas, mas alegou que não tinha poder de decisão sobre investimentos. “Eu era responsável pela análise de viabilidade”, finalizou.