A rede social Instagram lançou nesta quarta-feira (11), sua nova identidade visual. A mudança, já disponíveis para celulares Androids e iOS, traz repaginação na logo da empresa e também no visual do aplicativo. As cores marrom e preto foram substituídas por tonalidades mais claras e leves.

Uma mudança na identidade visual era aguardada desde 2013, quando os aplicativos do iOS foram alterados por formas mais simples, abstratas e cores vibrantes. A tendência da Apple refletiu em diversas outras empresas.

Ainda que não apresente forma específica, a nova logo mantém a referência a uma câmera fotográfica de forma sutil. A ideia é tornar o design mais sedutor para o público jovem, ao mesmo tempo em que não se perder no meio da grade de aplicativos dentro dos celulares.

Os antigos usuários devem notar ainda diferenças durante o uso. A página de login é formada por uma mistura de cores fortes e vibrantes. No entanto, a ‘timeline’ e interface de publicação de fotos e vídeos ficou bem mais limpa com a substituição do azuis-marinhos pelo branco. O objetivo é destacar o conteúdo publicado.

O período de adaptação deve ser de médio a longo. A interface causa certa estranheza, chegando a remontar o aplicativo “Moments” do Facebook, especialmente, devido ao design dos ícones.

De acordo com gerente de comunicação do Instagram para América Latina, Melissa Amorim, a rede social tenta acompanhar a evolução do próprio uso do aplicativo que nasceu como alternativa de compartilhamento de foto e, atualmente, é utilizado como meio para que as pessoas contem histórias de maneira visual.

Amorim afirma que a iniciativa partiu da própria empresa, e não do Facebook como era especulado. Os sinais da nova identidade podiam ser percebidos partir dos aplicativos Boomerang (transforma fotos em vídeos animados) e o Layout (que possibilita a colagem de fotos), conforme a gerente.