A TV Anhanguera/Rede Globo e a Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal de TV no Brasil, realizaram ontem, em Palmas, mais uma ação do projeto “Fora de Rota”, que leva doações de televisores e kits digitais a abrigos e instituições que estão fora da rota, ou seja, não são beneficiárias dos 26 programas sociais do Governo Federal, e por consequência não têm direito ao kit e, tampouco tem condições para adquiri-lo.

A primeira entidade beneficiada com a doações de kits e de vários aparelhos de televisão foi o Hospital Infantil de Palmas. A ação foi acompanhada pelo diretor de Projetos Especiais da Rede Globo, André Dias, pelo diretor de Engenharia e Tecnologia da TV Anhanguera, Carlos Cauvilla e pelo diretor geral do Grupo Jaime Câmara (GJC) no Tocantins, Jean Teixeira.

A meta, segundo a organização do projeto, é promover na população o desejo de participar da era digital levando inclusão a estas entidades. A parceria entre a TV Anhanguera/Rede Globo e a Seja Digital visa também o engajamento da população na nova tecnologia. Tendo em vista que muitas pessoas têm uma televisão de tubo e querem se desfazer dela.

O conversor digital instalado nestas tevês permite que a nova tecnologia funcione, sendo uma opção para as pessoas que ainda possuem estes aparelhos e desejam continuar a usá-los. A outra alternativa, é que a população participe do Fora de Rota doando estes aparelhos se a alternativa for descartá-las. O ponto de descarte das televisões é a sede do Grupo Jaime Câmara, em Palmas.

O ponto de coleta segue ativo até o dia 14 de agosto, data do desligamento do sinal analógico de TV nas cidades de Palmas, Porto Nacional e Barrolândia.