O trecho da rodovia TO-050 que liga Palmas a Silvanópolis agora é denominado “governador Henrique Santillo”. Durante sessão solene realizada na manhã de ontem, a Assembleia Legislativa (AL) homenageou Henrique Santillo, eleito governador do estado de Goiás em 1986 e grande entusiasta pela divisão do Norte Goiano. A proposta da homenagem foi do deputado Wanderley Barbosa (SD).

Para o deputado, Santillo teve papel fundamental para a divisão de Goiás e a criação do Tocantins e argumentou achar necessário “reconhecer a participação de todos aqueles que, ao longo de décadas, ajudaram na luta pela criação do Tocantins. E é por isso que fazemos essa homenagem a Henrique Santillo, reconhecidamente uma das grandes personalidades desse processo histórico”.

Ademar Santillo, irmão do ex-governador falecido em 2002, recebeu a homenagem e destacou, em nome da família, a luta de Henrique Santillo pela redemocratização do Brasil e fez referência a líderes políticos que contribuíram na luta pela emancipação do Estado, como Derval de Paiva, Paulo Sidney e Totó Cavalcante.

Diversas autoridades prestigiaram a sessão e entre elas estava a vice-governadora, Claudia Lelis (PV), o prefeito de Paraíso, Moisés Avelino (PMDB) e o governador Marcelo Miranda (PMDB) que lembrou o perfil visionário de Santillo, do então deputado federal José Wilson Siqueira Campos e de outros importantes nomes.