Com um investimento que gira em torno de R$ 3 milhões, a Expopalmas 2018 se prepara para receber pelo menos 100 mil pessoas nos quatro dias de evento e movimentar R$ 500 milhões em volume de negócios. Esta é a estimativa dos organizadores da feira, que está sendo realizada pelo Sindicato Rural de Palmas (SRP) em parceria com a empresa Pedro Siqueira Produções.

Apesar de estar otimista com o evento, o empresário Pedro Siqueira diz que espera receber o valor investido a longo prazo. Sua empresa tem um contrato de concessão com o sindicato para a realização do evento por 20 anos. “A feira foi planejada, com capacitação para os produtores, programação variada e os ingressos estão com preços acessíveis”, destaca acrescentando que conta com a parceria de várias instituições.

O empresário diz que além da Explopalmas, pretende fazer outros eventos no decorrer do ano. Ele conta que está em estudo o Agrotins Show, que seria para a realização de shows durante a Agrotins, uma vez que o Centro de Tecnologia Agropecuária não funciona no período noturno.

O presidente do Sindicato Rural de Palmas, Remilson Aires Cavalcante, diz que a intenção é fazer com que a Expopalmas integre o calendário nacional, entre as principais feiras agropecuárias do País e se torne a maior do Tocantins, com potencial para também ocupar o primeiro lugar na região Centro-Norte. “Temos grandes feiras no Tocantins, como a de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso, mas Palmas tem um grande potencial para receber este tipo de evento, com uma boa infraestrutura de hotelaria, serviços, o aeroporto com voos diários para trazer turistas e participantes. Então se investirmos bem, temos potencial para nos destacarmos no setor”, conclui.

Inovação

Ele explica que este será o primeiro ano que a Expopalmas, além da parte cultural e esportiva - com a realização de shows artísticos e disputas - será também realizada a parte negocial. “Teremos o torneio leiteiro, exposição de animais, de veículos pesados, utilitários e de passeios, além de insumos”, conta o presidente do Sindicato.

Ele explica que três instituições financeiras já fecharam parceria: Banco da Amazônia S/A (BASA), Banco do Brasil e Sicredi, que vão oferecer linhas de créditos especiais para quem desejar fechar negócios durante o evento. Além das instituições financeiras, segundo Cavalcante, são cerca de 70 instituições parceiras da Expopalmas, que vão ministrar cursos, palestras e demonstrações. “O acesso a todas estas capacitações será gratuito”, diz o presidente do SRP.

Estrutura

A montagem da feira está sendo finalizada. O espaço destinado a feira, na marginal da TO 050, já recebeu mais de 15 mil metros quadrados de asfalto. O estacionamento conta com capacidade para receber mais de três mil veículos e duas entradas estratégicas pensando em dar visibilidade e praticidade tanto para o público visitantes, quanto para os expositores. Para a segurança do evento e dos estacionamentos, a equipe conta com a parceria da Guarda Metropolitana de Palmas.

Na área reservada para rodeio e shows será montada uma estrutura envolvendo arena, palcos, camarotes e arquibancadas, que depois de concluída terá capacidade para acomodar cerca de 25 mil pessoas.