O produtor rural Maurício Buffon foi eleito o novo presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO). Ele assume a gestão para o biênio 2018-2019. A eleição foi realizada neste domingo, 1º, durante a abertura do plantio de soja da safra 2017/2018, na Fazenda Nossa Senhora, entre os municípios de Porto Nacional e Brejinho de Nazaré.

Antes do evento, chegou a chover no local após um longo período de estiagem. Durante a solenidade, o padre Jucimar Ribeiro, pároco da Catedral de Porto Nacional, fez a bênção das sementes que foram entregues a todas as famílias presentes ao evento. Participaram da abertura o deputado estadual Valdemar Júnior, o secretário estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia; e a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida. Além de representantes de várias instituições bancárias e empresas do ramo do agronegócio e produtores rurais.

Calendário

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o calendário da soja mostra que no Estado a semeadura deve ser realizada entre os dias 1˚ de outubro e 15 de dezembro de 2017. A expectativa é que sejam plantados mais de 900 mil hectares.