Fortalecer e ampliar redes de negócios e ainda fidelizar o cliente é uma busca constante de empresários dos três setores: comércio, indústria e serviços, e uma das estratégias mais comuns utilizadas é a de presentear o público consumidor em datas comemorativas com algum mimo que leve a marca da empresa. A cada ano, este setor tem um crescimento mais expressivo e investe em estratégias para garantir participação neste filão de mercado.

Exemplo disso é uma gráfica de Palmas que criou um setor que atende exclusivamente clientes de brindes. De acordo com a gerente da empresa, Carla Barros, a medida que o público consumidor destes produtos foi se tornando mais exigente a empresa foi buscando se aprimorar e atualmente oferece possibilidades de brindes personalizados. “Não importa se um cliente quer, por exemplo, 20 brindes e todos personalizados de acordo com cada pessoa que será presenteada, nós conseguimos atender exatamente a necessidade dele”, afirma Carla lembrando que para cada produto há um custo diferente.

Bruno Márjore, consultor do setor de brindes da empresa, explica que muitas vezes o cliente chega a gráfica com uma demanda que ainda não está muito clara. “Nestas situações conversamos com o cliente, fazemos o briefing dentro das necessidades e do orçamento de que ele dispõe”, explica o consultor acrescentando que os brindes hoje variam muito. “Antes, canetas e agendas eram o que mais saia, hoje depende muito do tipo de atividade e da estratégia de comunicação pretendida”, relata.

De acordo com a gerente Carla, uma das temporadas de maior procura por brindes é a das festas de final de ano, mas também há outras datas como aniversários, bodas, formaturas, Dia dos Namorados dentre outros em que as pessoas costumam buscar este tipo de mimo. “Há poucos dias recebemos um serviço que considerei diferente, uma família encomendou lembrancinhas de 7º dia, em formato de plaquinhas e não no de cartão. Então essas coisas são muito individuais”, conta a gerente. Ela lembra que este ramo de mercado permite que a empresa participe da vida dos clientes, das emoções que as datas trazem. “Nosso trabalho é tornar realidade aquilo que o cliente sonhou, ele pede e nós fazemos”, finaliza Carla.