O Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve a principal taxa de juro na mínima histórica de 2,5% ao ano, já que a recuperação econômica continua lenta.

Em comunicado semelhante ao da decisão anterior, do início de junho, o presidente do RBA, Glenn Stevens, repetiu que a taxa de câmbio permanece alta pelos padrões históricos, particularmente dado o declínio nos preços das commodities. O texto deste mês acrescentou que isso está oferecendo menos ajuda do que poderia para alcançar um crescimento econômico balanceado na economia.

Stevens também repetiu que o caminho mais prudente para a política monetária é o de um período de estabilidade nas taxas de juros e que a inflação deve se manter consistente com a meta de 2% a 3% ao longo dos próximos dois anos.

Ao falar sobre o mercado de trabalho, o presidente do RBA reforçou que há alguma melhora nos indicadores nos últimos meses e que provavelmente ainda levará algum tempo até que o desemprego decline consistentemente.

O banco central australiano cortou as taxas de juros oito vezes desde novembro de 2011, com o objetivo de incentivar setores domésticos da economia, como o varejo. Isso porque o boom da mineração, que sustentou o crescimento econômico por mais de uma década, começou a perder força. Fonte: Dow Jones Newswires.