Atualmente no Tocantins apenas seis propriedades são autossuficientes em energia elétrica segundo a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro). Mas essa perspectiva deve mudar nos próximos anos. De acordo com o técnico em sistemas elétricos da secretaria, Reginaldo de Novais, o potencial para a produção de energia através de biodigestores é muito promissor no Estado, cabendo aos produtores se interessarem pelo assunto. “Ainda são poucos sistemas autossuficientes no Tocantins, mas a tendência é de que aumentem, pois é um investimento muito promissor”, contou.

Os biodigestores produzem biogás através dos dejetos de animais. Esse gás pode ser utilizado tanto para fogões, da mesma forma que o gás de cozinha, que já estamos acostumados, quanto pode ser queimado em geradores de eletricidade. Nos sistemas mais utilizados, a geração de energia é distribuída com a rede elétrica, gerando créditos em quilowatts para o produtor. E é nesse ponto que a agricultura é mais beneficiada, como explica Novais. “A possibilidade de zerar os gastos com energia na produção é muito vantajosa, pois o produtor em pouco tempo economiza muito dinheiro”, explicou o técnico, observando que na avicultura e na suinocultura a produção do biogás é especialmente favorecida. “No caso dessas criações, em que o recolhimento do esterco é mais fácil, pela estrutura próxima em que os animais ficam, o manejo é facilitado”, contou.

Edson Negreiros possui uma granja com cerca de 325 mil frangos em Palmeiras do Tocantins. O produtor está na fase final da instalação de um sistema de geração de energia através de biodigestores.

O projeto foi desenvolvido para atender a toda a demanda de energia da propriedade. Segundo o proprietário, em pouco tempo todo o investimento feito deve ser recuperado em economia. “O projeto que eu instalei deve começar a funcionar no mês que vem. Está faltando apenas a autorização da concessionária de energia”, contou Negreiros que gastou cerca de R$ 1 milhão na instalação.

O produtor justifica o gasto realizado através da economia esperada. “O sistema não foi barato. Foi projetado para produzir 150kwh através de dois geradores, por se tratar de uma estrutura considerável. Contudo, se os negócios forem bem eu vou economizar isso em pouco mais de dois anos”.