Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp nesta semana envolvendo máquinas da Nespresso. Na promoção falsa, são prometidas máquinas de café expresso para testes, desde que o usuário envie a mensagem a mais 10 amigos.

A ideia do golpe reside no fato de as pessoas supostamente poderem ficar com o equipamento depois dos testes com consumidores. Ao clicar no ícone para fazer o resgate do prêmio, o usuário é levado para uma plataforma de publicidades que pede cadastramento de alguns dados, como número de telefone.

Quanto mais pessoas clicarem na página com anúncios, maior a recompensa financeira para o criminoso, por isso a exigência de encaminhamento da mensagem para amigos, informa a empresa de segurança ESET.

Camillo Di Jorge, presidente da empresa, alerta os usuários para que fiquem atentos a esse tipo de promoção veiculada no WhatsApp. “É importante que o usuário de WhatsApp redobre a atenção para encontrar os sinais que indicam que se trata de uma tentativa de golpe, como uma vantagem incomum, mensagens com links, erros de português e que indicam urgência, por exemplo”.