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Órgãos falam sobre denúncias de clientes

Procurada para falar sobre inconsistências no sistema de atendimento ao cliente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio de sua assessoria de imprensa, limitou-se a dizer que “os bancos seguem todas as regulamentações do Banco Central” e sugeriu que o contato fosse feito com cada instituição financeira individualmente, uma vez que os problema poderiam ser pontuais.

No entanto, por telefone, a assessoria admitiu que a Federação acompanha a rotina das instituições financeiras e entre suas atribuições está a facilitação do contato entre bancos e clientes.

Por meio de sua assessoria, o Banco do Brasil informou que alguns serviços ficaram parcialmente indisponíveis em parte dos dias 6 e 7 deste mês, mas que o atendimento teria sido normalizado, sem que outras ocorrências tenham sido observadas.

A assessoria da instituição disse que oferece como alternativa os serviços de correspondentes bancários e Banco Postal. Outra opção são as casas lotéricas e o Banco 24 Horas. Ainda segundo a assessoria, o Banco do Brasil informou que além dos canais de atendimento físico, os clientes podem realizar transações via internet, pelo aplicativo mobile e pela central de atendimento, através do telefone 4004-0001 em capitais ou 0800 729 0001 nas demais cidades do País.

Detran

A assessoria do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) informou que as ocorrências de indisponibilidade dos sistemas podem ter relação com os sistemas operacionais de outras instituições, como, por exemplo, o do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Detrans dos demais Estados, uma vez que são interligados.

O Detran afirmou que o cidadão tem os direitos assegurados e que está investindo em sua estrutura de tecnologia da informação para aumentar a velocidade e dar maior fluxo na transmissão de dados. O órgão de trânsito orienta o contribuinte a não deixar as operações para última hora.

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