A disponibilidade para negociar as dívidas de condôminos inadimplentes é uma realidade presente há pouco tempo em Palmas. De acordo com administrador e advogado Valdinei da Silva, que trabalha em uma empresa especializada em administrar condomínios na Capital, até cerca de oito meses atrás os condomínios eram inflexíveis na hora de negociar os débitos.

“Essa mudança de postura aconteceu agora, já que existe essa particularidade da crise. Antes, o que fazíamos como administradoras era logo entrar com medidas e aguardar a decisão judicial”, explica o advogado. Ainda conforme Silva, percebendo a realidade dos inadimplentes, as administradoras de condomínios estão flexibilizando a possibilidade de mais negociação, já que a inadimplência aumentou de 15 a 20%.

Antes de cada negociação, porém, é analisada a situação do condômino e se há interesse em quitar a dívida.

Entretanto, Silva adverte que para iniciar esse processo de negociação é preciso que a ação passe pela assembleia condominial. “Como os condomínios têm um regimento próprio, nenhuma decisão pode ser tomada pela administradora ou síndico sem ser aprovada em deliberação, principalmente quando ela envolve questões financeiras”, esclarece.

O advogado vem percebendo que a maioria das assembleias tem autorizado essas negociações, especialmente quando se tratam de multas e juros, mesmo os convencionados.