Agroindústrias como abatedouros de frango e laticínios, fábricas e atividades de silvicultura, extração de areia e cascalho dos Rios Araguaia e Tocantins (mineradoras), fábrica de cimento, galpões aviários, bem como obras civis na região Norte do Tocantins estão sendo fiscalizados desde o último dia 13 por agentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO).

As vistorias têm por objetivo identificar a existência de responsável técnico e respectiva anotação (ART) do profissional na realização dos serviços de engenharia e agronomia. A ação abrange 32 municípios do Estado na região e seguirá até a próxima sexta, 24.

Além de empresas, pessoas físicas que executem serviços da área de atuação do Conselho também poderão ser fiscalizadas. De acordo com o Crea-TO, “ao fiscalizar, o Conselho impede a atuação de leigos ou profissionais cuja habilitação não condiz com a execução do serviço, e garante mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados. Para a sociedade, isso significa segurança nos serviços prestados”.

Cidades

Os agentes de fiscalização do Conselho foram divididos em duas equipes. Uma fiscalizará os municípios de Luzinópolis, Cachoeirinha, São Bento, Araguatins, Augustinópolis, Buriti, Esperantina, São Sebastião, Carrasco Bonito, Sampaio, Praia Norte, Axixá, Sítio Novo, São Miguel, Itaguatins e Maurilândia.

A segunda equipe realizará fiscalização em Wanderlândia, Piraquê, Muricilância, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Carmolândia, Araguanã, Xambioá, Riachinho, Ananás, Angico, Nazaré, Santa Terezinha, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Palmeiras e Darcinópolis.