A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Palmas, que investiga as aplicações do Instituto Previdenciário de Palmas (Previpalmas), aprovou a convocação 11 pessoas, com oitivas para próxima terça-feira e dia 6, entre elas o ex-prefeito da Capital Carlos Amastha (PSB). Ao Jornal do Tocantins Amastha disse que a CPI é muito importante e que ele teria pedido para montá-la. “E todos têm obrigação de prestar esclarecimentos.”

O presidente da CPI do Previpalmas, vereador Júnior Geo (PROS), explicou que as oitivas têm como objetivo responder: o Previpalmas tem autonomia; houve interferência do Poder Executivo municipal na gestão independente do Previpalmas; as ações do Instituto, em particular as aplicações financeiras, causaram ou poderão causar prejuízos; quem foram responsáveis por ações ilegais; a possibilidade de recuperação de possíveis perdas financeiras; e que medidas deverão ser tomadas para evitar esses tipos de interferências ilegais.

Júnior Geo detalhou os seis eixos de investigação da CPI: legislação produzida para funcionamento do Previpalmas; estrutura de cargos e nomeações; ações dos gestores e servidores; processos referente aos investimentos; aplicações financeiras com potencial para prejuízo; consultoria e auditoria feitas no Previpalmas. A CPI investiga aplicações de R$ 30 milhões na construção do Cais de Mauá (RS), onde a comissão encontrou apenas R$ 1 milhão em caixa.

Convocatórias

Dia 30 de outubro

Antônio Chrysippo Aguiar, ex-presidente do Conselho do Previpalmas;

Carlos Amastha, ex-prefeito de Palmas;

Eron Bringel Coelho, presidente do Conselho Municipal de Previdência;

Carlos Júnior Spegiorin Silveira, presidente do Previpalmas.

Dia 6 de novembro

Maxcilane Machado Fleury, ex-presidente do Previpalmas;

Fábio Costa Martins, ex-diretor de investimentos do Previpalmas;

Christian Zini, ex-secretário de Finanças de Palmas;

Adir Gentil, ex-secretário chefe da Casa Civil de Palmas;

Vera Lúcia Thoma Isomura, secretária de finanças de Palmas;

Marcelo Alves Silva, ex-presidente do Previpalmas;

Maria Cristina Carreira, coordenadora do projeto de auditoria no Previpalmas, pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe)