A empresa Dix BPO é a primeira empresa de serviço de transporte privado por plataforma tecnológica a ter autorização para atuar em Palmas. Nesta terça-feira, 19, foi assinado o decreto formalizando a autorização concedida pela Prefeitura de Palmas. Segundo o gestor de Tecnologia e Inovação da Dix BPO, Divino Eterno Silva, o aplicativo Levez será disponibilizado para download a partir de 1° de outubro, já sua operação será iniciada a partir de 1º de novembro.

A empresa é de Palmas e pretende antes de iniciar a operação capacitar os motoristas que aderirem à sua plataforma. “Vamos começar o processo de cadastramento para receber a documentação dos motoristas a partir do dia 1º de outubro. Como existem qualificações que eles precisam fazer é preciso atender a prazos para adequação e cadastro. Nossa previsão é início da operação a partir de 1º de novembro deste ano”, disse o gestor da Dix BPO.

Segundo a empresa, além da capacitação, a empresa oferecerá aos clientes preço compatível ao atualmente cobrado pela plataforma da Uber, em operação na Capital mas ainda não se regulamentada. Segundo o prefeito Carlos Amastha, a intenção não é proibir a atuação da empresa Uber na cidade. “A prefeitura não é contra nenhuma atividade econômica. Somos a favor da legalidade. Notificamos dezenas de vezes a Uber que está em operação para se cadastrar para que os motoristas dela tenham autorização para atuar em Palmas, mas ela não nos procurou”, disse. Amastha ainda afirmou que a proposta de regulamentação enviada pelo Executivo à Câmara adequações após debate do assunto entre vereadores e os motoristas da empresa Uber. “A Câmara a mudou, após discussões, de acordo com as necessidades dos motoristas daqui”, disse Amastha.

Migração

Com a oferta de serviço regular com operação prevista para os próximos 40 dias, os motoristas que atuam na Capital com o aplicativo da Uber já cogitam migrar de serviço.  “Todo mundo tem interesse em trabalhar na forma regulamentada. Já temos uma lista em mãos com cerca de 50 motoristas para apresentar à empresa do aplicativo Levez. Queremos já conversar com eles e pedir abertura. Muitos motoristas já estão providenciando documentação e busca de curso para ficar apto a novo aplicativo”, disse Denis Camilo, motorista. Segundo ele, até o momento, a Uber não se posicionou aos seus prestadores de serviço sobre seu posicionamento diante da cobrança por regulamentação em Palmas. “Ela só informa quem procura ela. A mim ela só informou que está ciente da situação e que em caso de complicação temos que entrar em contato para ela dar o suporte”, disse Denis Camilo.

Fiscalização

Enquanto a Uber não se posiciona, a Prefeitura de Palmas divulgou, na mesma data, a emissão de multa equivalente a 3 mil Unidades Fiscais de Palmas (Ufip) por atuação irregular. O prefeito também reafirmou na mesma data que a fiscalização não será abrandada. Sobre o assunto, o JTo questionou a empresa Uber sobre que medidas a empresa pretende tomar para evitar a fiscalização municipal e a pretensa concorrência na cidade. Apesar da relação de questionamentos enviados, a Uber se limtou a dizer que não foi notificada.