O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizará, na próxima segunda-feira, 9, às 9 horas, a cerimônia de diplomação dos eleitos a governador e vice-governador do estado do Tocantins na Eleição Suplementar.

A sessão solene acontecerá no auditório do TRE-TO e, na ocasião, o presidente, desembargador Marco Villas Boas, realizará a entrega do diploma para Mauro Carlesse e Wanderley Barbosa, eleitos como governador e vice-governador do Estado, no segundo turno da eleição suplementar, no último dia 24, com 368.533 votos, 75,14% dos votos válidos.

Após a diplomação os eleitos seguirão para a posse na Assembleia Legislativa do Tocantins. O TRE informou que o evento não será aberto ao público, sendo restrito aos eleitos, autoridades convidadas e veículos da imprensa.

Diplomação

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes, realizando a entrega do diploma devidamente assinado. Com o ato os eleitos se habilitam a exercer o mandato, mesmo que haja recurso pendente de julgamento e, caso condenado, se impugna a diplomação.