Em nove anos, o governo do Estado irá para o sétimo governador eleito, direto ou indiretamente, sendo que dois processo foram definidos pelo deputados estaduais, que elegeram o presidente da Casa de Leis da época para comandar o Executivo estadual.

E mais uma vez o chefe do Legislativo estadual assumirá o Palácio Araguaia, agora o deputado Mauro Carlesse (PHS), que é pré-candidato ao governo do Estado para o pleito de outubro.

O governo foi ocupado antes pelos seguintes presidentes da Assembleia: Carlos Henrique Gaguim (PODE), hoje deputado federal, e por Sandoval Cardoso. Com a ida de Carlesse para o Executivo, Luana Ribeiro (PDT) assume a Casa de Leis.

 

De deputado a governador
Relembre os fatos políticos onde o Legislativo assumiu o Executivo
2007
O Recurso Contra Expedição do Diploma (Rced) do então governador Marcelo Miranda e do seu vice, Paulo Sidnei, foi apresentado no TSE em 2 de fevereiro de 2007, por José Wilson Siqueira Campos, ex-governador do Estado e segundo colocado para o cargo de governador nas Eleições de 2006.

2009
O então governador Marcelo Miranda (MDB)foi cassado pela primeira vez. Na madrugada do dia 26 de junho daquele ano os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram por unanimidade, pelo provimento da cassação dele e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por prática de abuso do poder político.

A acusação que pesou contra eles foi relacionada à distribuição de 80 mil óculos durante o programa Governo Mais Perto de Você (GMPV).
Em outubro de 2009, Carlos Henrique Gaguim foi eleito, pelos deputados estaduais, como governador do Estado. Ele, que era presidente da Assembleia Legislativa, já estava no comando do Executivo estadual desde a cassação de Marcelo.

2014
O governador Siqueira Campos e seu vice, João Oliveira, eleitos em 2010, renunciaram aos mandatos no dia 4 de abril de 2014. Com isso, o presidente da Assembleia Legislativa na época, Sandoval Cardoso, assumiu o governo do Estado, sendo eleito indiretamente governador em maio do mesmo ano. Sandoval disputou a reeleição, mas perdeu para Marcelo Miranda.

2018
Independente da modalidade de eleição adotada pela Justiça Eleitoral - direta ou indireta -, mais um presidente da Assembleia assumirá o comando do governo nos próximos dias, agora Mauro Carlesse.