Os limites do Cartão BrasilCard dos servidores públicos do Executivo estadual estão bloqueados para o mês de novembro. Isso porque, segundo a empresa, o Governo não teria feito os repasses dos valores consignados.

Com isso, a BrasilCard não renovou o limite dos cartões dos servidores estaduais nesta sexta-feira, 16.

“A empresa tentou, por diversas vezes, negociar os repasses dos valores sem sucesso”, diz trecho da nota enviada pela assessoria da empresa. Ela explica ainda que, na semana passada, as secretarias gestoras do Contrato foram notificadas sobre a suspensão dos serviços.

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) informou que a maior parte da dívida com a empresa Brasilcard é da gestão passada, mas mesmo diante dessa realidade, todos os esforços estão sendo feitos  para que no próximo dia 20 seja apresentada uma proposta de renegociação dos débitos com a instituição. 

Mesmo questionada, a Secom não informou qual o valor da dívida do Estado com a Brasil Card. A empresa comentou que o valor é confidencial.

Sisepe

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro, a dívida, desde maio de 2017, ultrapassa R$ 16 milhões. Conforme Pinheiro, cerca de 15 mil servidores têm o cartão mas aproximadamente 7 mil o utilizam. Quem faz uso do crédito, tem 30% do salário descontado. “ Estamos buscando alternativas, intermediando as negociações entre o governo e a Brasilcard para que os servidores não sejam penalizados. Afinal, são quase 7 mil famílias sem o benefício e o impacto é grande, pois o cartão é usado para compras de supermercado, pagamento de água e luz”, disse.

Pinheiro destacou ainda que o não pagamento do Brasilcard é um ato ilegal do governo. “É importante lembrar que o ato de descontar do servidor sem fazer o repasse é apropriação indébita e isso configura improbidade administrativa”, afirmou.