Nossa, o boleto venceu! E agora vou ter que ir no banco e pegar aquela fila. Uma situação comum para os brasileiros, pois os boletos após o vencimento, em sua maioria, só podem ser pagos no banco que o emitiu. Mas essa realidade acabará ainda este ano, é o que promete a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A entidade, em parceria com todos os bancos, desenvolveu a Nova Plataforma de Cobrança.

Outra facilidade é que o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente. Com isso, o cliente não precisará ir a um guichê de caixa, poderá usar o caixa eletrônico ou aplicativo no celular e computador. A mudança também promete eliminará a possibilidade de erros no cálculo,

Um aperfeiçoamento do sistema atual, que está em funcionamento há mais de 20 anos, o novo modelo também trará mais segurança no processo de pagamentos via boleto. “A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior segurança, facilidade no pagamento de boletos vencidos, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban.

A Nova Plataforma de Cobrança será implantada gradativamente. A partir do dia 10 já estará valendo para os boletos com valor igual ou acima de R$ 50 mil (Veja cronograma no quadro). A expectativa é que até o dia 11 de dezembro boletos de todos valores estejam no novo sistema.

Tadeu explicou que as informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão na nova plataforma única, criada pela federação em parceria com a rede bancária. Na hora de pagar o boleto, os dados serão checados na plataforma. Ele ainda detalhou que a nova plataforma vai reduzir fraudes na emissão de boletos de condomínios, escolas e seguradoras, por exemplo.

A Febraban alertou que criminosos enviam boletos falsos às casas, que acabam sendo pagos como se fossem verdadeiros, gerando prejuízos. Há também casos de sites maliciosos que emitem “segundas vias” com informações fraudulentas, além de vírus instalados em computadores.