Para baixar o aplicativo Sine Fácil, lançado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bastar, pelo celular, entrar no Play Store, procurar pelo aplicativo e instalá-lo. Após baixar o interessado deve acessar o site - www.serviço.mte.gov.br - para gerar o código QR Code para abri o aplicativo por meio do escaneamento do código.

“Caso o interessado não consiga localizar no site, ele pode procurar uma unidade do Sine e solicitar o código”, explica a gerente de gestão das Unidades do Sine no Tocantins, Jaiza Sales Leite.

Segundo o ministério, no momento, o aplicativo só está disponível para aparelhos com Android. O APP pode ser acessado e baixado gratuitamente. De acordo com o órgão, a navegação tem uma interface do aplicativo simples e intuitiva. O objetivo é facilitar o acesso e o uso de todas as funcionalidades sem ocasionar dificuldades, até mesmo para aqueles que não possuem muito conhecimento sobre informática ou tecnologia.

Conforme o MTE, se o trabalhador se interessar por uma vaga, ele com um clique em “Quero Esta Vaga” será direcionado para agendar a entrevista. Já na opção “Agendar Entrevista” e “Entrevistas Agendadas” estão as informações sobre local, data e horário. Ainda há a possibilidade do trabalhador incluir informações de pretensão de valor do salário, localidade e tipo de contratação.