Uma vistoria realizada ontem (29) na Cadeia Pública de Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza (CE), resultou na apreensão de armas, munições e drogas. Ontem, um conflito entre os detentos da unidade terminou com 10 pessoas mortas.

O governador do Ceará, Camilo Santana, se reúne na tarde desta terça-feira com o presidente Michel Temer e um dos assuntos deve ser o combate ao crime organizado no estado. Participam do encontro o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), desembargador Francisco Gladyson Pontes

Agentes penitenciários apreenderam dois revólveres, 38 munições, duas facas e aparelhos celulares. A Secretaria da Justiça do estado do Ceará (Sejus) não informou a quantidade e nem o tipo de drogas encontradas.

Durante o dia de ontem, 44 quatro internos foram transferidos  para outras unidades prisionais da região metropolitana. A Delegacia de Polícia de Itapajé instaurou inquérito para investigar a motivação dos crimes e indiciou seis presos por homicídio qualificado.

Chacina

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Cláudio Justa, atribuiu os assassinatos na cadeia de Itapajé ao conflito entre as facções criminosas Guardiões do Estado e Comando Vermelho, que também motivou uma chacina no sábado (27), na periferia de Fortaleza, que deixou 14 mortos.

O Ministério da Justiça anunciou apoio às investigações da chacina no bairro Cajazeiras por meio de uma força-tarefa composta por integrantes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, e da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional. Até o momento, seis pessoas foram presas suspeitas de participar dos homicídios.