O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques decidiu enviar a Ação Penal contra o governador cassado Marcelo Miranda (MDB) para a 4ª Vara Federal do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em Palmas. Marcelo é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção ativa e passiva. Esse processo tem origem na operação Reis do Gado, da Polícia Federal, onde é investigado um suposto esquema de desvio de recursos do governo do Estado no período de 2003 a 2012.

O advogado de Marcelo, Jair Alves Pereira, explicou que irá recorrer da decisão do ministro Campbell para manter o processo em Brasília.

O Ministério Público Federal (MPF) que pediu a baixa do processo para 1ª instância em razão de Marcelo Miranda ter tido do mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de Marcelo, mais sete pessoas são acusadas de crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa, corrupção ativa e passiva em uma ação penal proposta pelo MPF. Entre os acusados estão o pai o governador, José Edimar Brito Miranda, e seu irmão, José Edimar Brito Miranda Júnior, conhecido como Júnior Miranda.

Nosotros

O inquérito contra o ex-prefeito Carlos Amastha, oriundo da operação Nosotros, referente a construção do BRT em Palmas, já está na Justiça Federal na Capital. Como Amastha não tem é mais prefeito, o inquérito volta para a 1ª instância.