O titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma), delegado Guilherme Rocha, informou na manhã desta terça-feira, 7, que 21 presos na deflagração da 2ª fase da Operação Jogo Limpo já estão em liberdade.

Conforme Rocha, a própria Dracma fez o pedido para que os investigados fossem postos em liberdade, já que “foram satisfeitas todas as pretensões investigativas em relação aos mesmos”, explicou.

Entretanto, o vereador e presidente da Câmara Municipal José Lago Folha ainda se encontra preso na casa de Prisão Provisória de Palmas. Também seguem presos Fernando Fagundes Bastos, que integrava o Conselho Municipal de Esporte e Lazer; Jarbas Pinheiro de Lemos,  proprietário da Acorde Produções e Eventos e Flaviane Cruz Cardoso Santos, presidente de uma casa de recuperação.

Já o vereador Major Negreiros, que ainda não retornou de viagem internacional com a família, continua sendo considerado foragido pela Polícia Civil.

Investigação

A 2ª fase da Operação Jogo Limpo determinou a prisão temporária de 26 pessoas na Capital, entre elas, o atual presidente da Câmara Municipal de Palmas José do Lago Folha Filho (PSD), dois ex-presidentes da Casa de Leis: vereadores Major Negreiros (PSD) e Rogério Freitas (MDB), o suplente de vereador Waldson da Agesp (PC do B), além de servidores públicos e militantes políticos.

Estima-se que o prejuízo aos cofres municipais seja de R$ 7 milhões, e investigou desvios de dinheiro público, com a colaboração de servidores do município de Palmas para beneficiar políticos, servidores públicos e militantes, segundo informou Martins. A raiz do esquema, de acordo com as investigações, teria sido em meados de abril de 2014, com a elaboração de editais de licitações e/ou destinação de recursos para empresas e entidades ligadas ao esporte, para realização de projetos que atendessem projetos de inclusão social, por meio de práticas esportivas. Duas pastas do município foram utilizadas pelo esquema fraudulento, a Secretaria de Governo e Relações Institucionais e a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), conforme informou a Polícia Civil no dia do cumprimento dos mandados de prisão provisória e busca e apreensão, na última sexta-feira,3.