O Wikileaks divulgou nesta terça-feira (7), o início de uma série de documentos que revelam detalhes  de um programa secreto de espionagem cibernética da Agência de Espionagem e Inteligência Americana (CIA),  que acessa computadores, celulares e TVs digitais.

Considerado pela agência de notícias Efe como o maior vazamento de documentos confidenciais da história, o evento de hoje é a primeira leva de uma série de sete pacotes de sistemas que expõem espionagem cibernética, softwares maliciosos e outras armas digitais usadas pela inteligência americana.  

Conhecido como “Ano Zero”, o pacote expõe o tamanho e direção do programa secreto de espionagem norte-americano: celulares e TVs digitais ficam vulneráveis a possíveis ataques de erros de software. Produtos como o iPhone (Apple),  Android (Google) e televisores inteligentes da marca Samsung poderiam se transformar em “microfones encobertos”.
 

CIA não comenta autenticidade de documentos 

O porta-voz da CIA, Jonathan Liu, afirmou que "não comentará sobre a autenticidade e o conteúdo dos supostos documentos de inteligência".

Caso sejam confirmadas, os documentos do Wikileaks representarão mais um grande vazamento de informações confidenciais dos serviços de inteligência norte-americanos.

Wikileaks

O WikiLeaks é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia. Publica em sua página postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis. 

Lançada em dezembro de 2006. Ao longo de 2010 publicou grandes quantidades de documentos confidenciais do governo dos Estados Unidos, com forte repercussão mundial. 

Foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, "Ao divulgar informações sobre corrupção, violações dos direitos humanos e crimes de guerra, o WikiLeaks é um candidato natural ao Prêmio Nobel da Paz”.