Quando Wayne Nickerson, um pescador de lagosta de 35 anos, puxou uma armadilha para fora da água em Plymouth, ele se deparou com uma criatura azul no meio de várias lagostas amarronzadas. Não, Wayne não estava caçando Pokémons. Na verdade, era um tipo raro de lagosta azul que ele tinha acabado de pegar e que acontece a cada dois milhões de animais.

"Era um azul mais brilhante do que a hortênsia, mais azul que você já viu", conta Jan Nickerson, mulher de Wayne. "Era quase fluorescente. Muito brilhante", completou a mulher.

O animal encontrado, batizado de Bleu, é um tipo de lagosta ainda mais rara porque ela pesa quase um quilo. Com este tamanho e cor é importante considerar que ela não tenha sido comida por um animal maior.

O mais surpreendente desta história é que esta não é a primeira vez que a família Nickersons pesca uma lagosta azul. Em 1990, Wayne pegou uma outra lagosta, de cerca de meio quilo, que foi exibida em um tanque em Manomet.

Devido à grande repercussão em redes sociais, o animal virou a atração do tanque em Massachusetts. "As crianças chegam e pedem para ver a lagosta azul. Elas aplaudem como loucos. Essa é a melhor parte para mim. É tão bonito", conta a mulher do pescador.

Segundo Wayne Nickerson, uma matemática básica pode explicar a probabilidade de se encontrar lagostas azuis nos EUA. Por ano, cerca de 100 milhões de animais são capturados nas águas norte-americanas. A proporção não é obrigatória, mas seguindo a regra de um a cada dois milhões, pode-se encontrar em torno de 50 lagostas azuis por ano. 

"Esse número pode aumentar caso a lagosta azul encontrada seja uma fêmea", diz LaCasse.