O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que passou a atuar na defesa de João Teixeira de Faria, de 76 anos, o João de Deus, afirmou que cuidará única e exclusivamente do pedido de liberdade impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos buscar a prisão domiciliar o quanto antes”, disse ao POPULAR.

Apesar do reforço de Kakay, o advogado Alberto Zacharias Toron continua sendo o principal defensor do médium. Denunciado por centenas de mulheres por abuso sexual, João de Deus está preso no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia desde o último dia 16 deste mês. 

Questionado se a prisão domiciliar do médium não poderia atrapalhar as investigações ou intimidar as vítimas, Kakay afirmou que já leu o processo e que não há nenhuma possibilidade que indique isso. “Há uma falta de fundamentação técnica para manter a prisão”, afirmou o criminalista.

Kakay disse ainda que já se reuniu com Toron para analisar os autos. No último dia 20, o pedido de habeas corpus foi impetrado no STF depois de ter sido negado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão está nas mãos do presidente do STF, Dias Toffoli, que pediu mais informações sobre o caso. Segundo o criminalista, a previsão é que as informações cheguem ainda nesta quarta-feira ao ministro. Antes do escândalo, Toffoli já frequentou a Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium atende pessoas em busca de cura, em pelo menos duas oportunidades. As visitas, uma em 2017 e outra em 2018, foram noticiadas pela imprensa.

Depoimentos

João de Deus foi levado sob forte esquema de segurança, na manhã desta quarta-feira (26), para o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e prestou depoimento à força-tarefa, que investiga as denúncias de abuso sexual contra ele. Centenas de mulheres procuraram o órgão e afirmam que foram vítimas do médium durante atendimento na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, a cerca de 90 km da capital.

A mulher do médium, Ana Keyla Teixeira Lourenço, de 40 anos, também deve prestar depoimento nesta tarde na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em Goiânia. Ela é mãe da filha mais nova do médium e deve ser ouvida pela delegada Paula Meotti, que integra a força-tarefa da Polícia Civil.