Atualmente um vídeo com legenda adulterada tem se espalhado pelas redes sociais e grupos de WhatsApp, onde o presidente dos Estados Unidos Barack Obama, estaria fazendo piadas sobre os grampos no Brasil e com juízes brasileiros. Porém, apesar de todo o furor que tem causado, ele é falso.

O vídeo foi gravado durante discurso de Obama no "Fortune Most Powerful Women Summit", em outubro de 2010 e o presidente norte-americano nem fala sobre o Brasil. É possível perceber durante o discurso, um barulho e Obama brinca com os convidados em referência ao problema técnico.

“Todo mundo sabe quem eu sou, mas tem alguém lá atrás bem nervoso. Alguém lá atrás está suando”, diz Obama após derrubar um microfone. Contudo, a legenda diz “Seria isso um grampo? Ah, graças a Deus. Está tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou, mas tenho certeza de que se fosse no Brasil estariam realmente nervosos agora” diz Obama em um dos trechos da gravação falsa.

O vídeo está disponível no "YouTube" e em uma página no Facebook intitulada “Jair Bolsonaro Presidente 2018” e já teve mais de 7 milhões de visualizações. O título da postagem no face está como "Obama faz menção à corrupção do Brasil".

Na gravação verdadeira, o presidente diz: "Ops... Isso foi meu...? Meu Deus. Tudo bem. Todos vocês sabem quem eu sou. Mas tenho certeza de que tem alguém ali atrás que está realmente nervoso agora". No evento, Obama falou sobre mulheres poderosas.

Depois de publicado, o administrador da página afirmou que foi um mal entendido e que o vídeo é uma paródia.

Veja abaixo o vídeo original, onde ele não cita o Brasil.