Após alunos do curso de Medicina da Universidade de Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, aparecerem em fotos publicadas nas redes sociais utilizando jaleco, com as calças abaixadas e fazendo um gesto com as mãos, remetendo ao órgão sexual feminino, a instituição confirmou nesta segunda-feira (10) que abrirá uma sindicância para a apuração do fato. O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) denunciou o caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM-ES), mas como os envolvidos ainda são estudantes, caberá à universidade analisar a situação.

As postagens mostram os rapazes nos bastidores de uma sessão fotográfica para os convites de formatura. As legendas dos posts, com hashtags como "#sotemdoido" e "#PintosNervosos", são consideradas uma "ofensa a uma profissão tão importante e fundamental" pela UVV, que, em nota, afirmou que repudia o ocorrido. Nas redes sociais, usuários também repercutiram negativamente o caso.

Em entrevista ao G1 Espírito Santo, o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e do Simes e vice-presidente da Confederação Nacional dos Médicos (CNM), Otto Batista disse, em tom de reprovação, que a irreverência das brincadeiras dos estudantes foi de mau gosto. "Extremamente comprometedora, com repercussões éticas", lamentou.

O Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) marcou uma reunião para esta terça-feira (11), com todos os alunos do curso para esclarecer sobre a seriedade do caso. Ainda segundo o conselho, o ocorrido foi um "flagrante desrespeito à ética profissional" e, caso os envolvidos já fossem médicos, a punição poderia variar de uma advertência até a cassação do registro.