O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a acusar de fraude as eleições norte-americanas neste sábado (26). O republicano utilizou o seu perfil no Twitter para contestar o pleito e se referiu ao presidente eleito, o democrata Joe Biden, como “presidente falso”.

A plataforma rotulou a série de posts do republicano com a mensagem “esta alegação sobre fraude eleitoral é contestada”.  

“O Departamento de “Justiça” e o FBI nada fizeram em relação à fraude eleitoral presidencial de 2020, o maior GOLPE da história de nossa nação, apesar das provas esmagadoras. Eles deveriam ter vergonha. A história vai se lembrar. Nunca desista. Vejo todos em D.C. no dia 6 de janeiro”, escreveu Trump.

O republicano se referiu ao presidente democrata eleito, Joe Biden, como “presidente falso”. “Um jovem militar que trabalha no Afeganistão me disse que as eleições no Afeganistão são muito mais seguras e muito melhores do que as eleições dos EUA em 2020. A nossa, com milhões e milhões de cédulas de correio corruptas, foi a eleição de um país do terceiro mundo. Presidente falso!”

Trump também criticou senadores republicanos: “Se um candidato a presidente democrata tivesse uma eleição fraudada & roubada com provas de tais atos em um nível nunca antes visto, os senadores democratas considerariam isso um ato de guerra, e lutariam até a morte. Mitch e os republicanos NÃO FAZEM NADA, só querem deixar passar. NÃO LUTAM!”

As alegações de fraude nas eleições por parte de Donald Trump antecedem o pleito e foram repetidas nas últimas semanas. A campanha do republicano entrou com ações judiciais para contestar os resultados em vários Estados-chaves. Na maioria, os processos foram indeferidos ou abandonados. Observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) afirmaram em relatório que não houve “nenhuma irregularidade grave” nas eleições norte-americanas.

O então secretário de Justiça dos EUA, William Barr, também declarou que não há evidência de fraude nas eleições. Indicado por Trump para o cargo, ele renunciou depois de conflitos com o republicano. Pesquisas apontaram que 79% da população reconhece o democrata Joe Biden como presidente eleito.