Em clima de mistura de brasilidade, a São Paulo Fashion Week Verão 2015, que nesta edição ocorre no Parque Cândido Portinari, começou com desfile da Animale com direito à presença da ministra Marta Suplicy na primeira fila. Enquanto a grife trouxe uma coleção que mergulhou fundo na herança do artesanato do Norte e Nordeste do Brasil, a ministra trouxe boas novas sobre a intenção do Ministério da Cultura em traçar um Plano Setorial para a moda e investir cada vez mais no intercâmbio de produtores culturais estrangeiros e brasileiros. "O que a moda brasileira tem de melhor a gente pôde ver hoje no desfile da Animale. Vi muita pesquisa sobre elementos muito brasileiros, como a renda. Não houve cópia, não houve reprodução de algo estrangeiro, mas sim uma moda muito original", afirmou a ministra da Cultura Marta Suplicy após o desfile da coleção assinada pela estilista Priscila Darolt, que foi buscar no artesanato do Norte e Nordeste a inspiração para o inverno 2015 da Animale.

"Moda é mais do que nunca cultura. E é a intersecção entre várias áreas. Acabo de voltar da Itália, onde visitei a Feira de Bolonha, e pude ver como lá eles investem na comunicação entre áreas como indústria criativa, artes, moda, cinema, entre outros. Vamos investir também cada vez mais na capacitação de nossos profissionais e de nossa cadeia produtiva", disse a ministra. "A Itália tem know how e valoriza a economia criativa. Assim como já fizemos o Ciência Sem Fronteiras, com o intercâmbio de profissionais, vamos fazer o Cultura Sem Fronteiras, e promover o intercâmbio de profissionais entre os dois países", anunciou Marta, que também confirmou que um plano Setorial para a Moda está em fase de elaboração.

O segundo desfile do dia trouxe João Pimenta e sua moda masculina sempre ousada. Ainda que o estilista esteja de olho na moda comercial, e tenha deixado um pouco de lado o experimentalismo que é sua marca registrada, o verão masculino da grife é inspirado na moda praia. Muito azul, que variou da candy color ao royal metálico, cinza e preto deram o tom a um verão em que o homem surge leve, mas não abre mão da alfaiataria bem cuidada.

Ja Tufi Duek deu vida a uma coleção fluida, leve, mas sensual e super feminina. No comando da direção criativa da marca, o estilista Eduardo Pombal se cercou de referências históricas e artísticas para dar vida ao verão 2015 da Tufi.

Na passarela, passou uma coleção inspirada na arquitetura de piscinas icônicas, no movimento Art Deco e nas vestimentas de banho da década de 1950 e 1960. A top Isabeli Fontana abriu o desfile com um vestido chave da coleção, que ganharia vários desdobramentos depois. Decotes profundos, generosos, que desenhavam o colo e deixavam as costas sempre descoberta, a cintura marcada, a silhueta elegante e feminina. A saia godê ganhou cores anunciando uma estação que promete ser quente e elegante ao mesmo tempo. Para terminar, a Cavalera foi buscar inspiração em Woodstock e em Bali e criou um verão ao mesmo tempo hippie e zen, com cores que remetem à simplicidade que marcou os anos 70 e, ao mesmo tempo, na espiritualidade. Um verão alegre, simples e ao mesmo tempo glamouroso.