Faltando poucos dias para a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga que 277.624 candidatos vão realizar as provas em 165 cidades no próximo final de semana.

No mês passado, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar a aplicação do exame para os candidatos que fariam prova nos espaços ocupados pelo movimento secundarista, em protesto contra a PEC do Teto.

O Inep orienta que os inscritos consultem com antecedência o cartão de confirmação na página do participante ou pelo aplicativo Enem 2016, para saber o endereço de onde farão suas provas. Além do local, o cartão informa o número de inscrição, data e horário do fechamento dos portões. Ainda de acordo com o Inep, mais de 60% dos inscritos já acessaram o cartão de confirmação.

Conforme o edital, a responsabilidade pela verificação do cartão é dos participantes, mas o órgão vai continuar enviando SMS e e-mail aos mais de 100 mil inscritos que ainda não acessaram o sistema. A apresentação do cartão nos dias dos exames não é obrigatória, mas indicada.