O queijo minas frescal tem se tornado um dos mais escolhidos por quem pretender aderir a dieta. No entanto, uma pesquisa revelou que, ao contrário do que se acredita, o tradicional queijo branco pode não ser uma escolha tão saudável.

Os estudos da Proteste realizados no último mês com dez marcas, mostram que 90% dos produtos analisados possuem mais gordura e níveis de sódio diferentes dos informados nas embalagens.

Os resultados dos testes de sódio nas marcas Quatá e Keijobon mostrou variação entre o descrito no rótulo e o medido em laboratório de 29% e 31%, respectivamente. A marca Puríssimo light, possui 47% a mais de sódio em comparação ao prometido no rótulo.

A pesquisa revelou que quase todas as amostras testadas divergem a respeito das informações sobre as gorduras totais. As maiores porcentagens foram encontradas nas marcas Keijobon sem sal (145%), Puríssimo (56%) e Sol Brilhante (53%).

Uma fatia de 30g do Keijobon (sem sal) tem 3g de gordura. Porém, de acordo com os resultados da análise, 30g do produto trazem 7,4g de gordura, uma diferença de 145%.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é um direito básico a informação adequada e clara sobre diferentes produtos e serviços, com especificações correta de quantidade e características. Lembrando que a legislação brasileira tolera um percentual de 20% na diferença entre as informações contidas no rótulo e o que contém o produto oferecido ao consumidor.

Segundo a Proteste, apesar das embalagens dos produtos analisados terem as informações exigidas por lei, a veracidade não foi confirmada.