Com 35 minutos de duração e classificação indicativa livre, o espetáculo de dança Do Repente, da Lamira Artes Cênicas, mistura teatro e dança numa proposta para encenação em espaço aberto. A peça será encenada neste quarta-feira, às 20h30, na abertura oficial da Mostra Semestral do Curso de Artes-Teatro (Mosca) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - câmpus Palmas. A apresentação também compõem a programação do Projeto Maturando, um conjunto de ações que celebram os seis anos da companhia enquanto grupo artístico profissional.

Segundo a assessoria de imprensa do grupo, Do Repente foi elaborado a partir do universo do romanceiro popular do nordeste brasileiro. Em cena, estão presentes as figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calungueiro, bem como as várias e diversas influências culturais na formação da cultura brasileira. Na montagem, o grupo incorporou ainda as influências da commedia dell’arte, o uso das máscaras na construção das personagens e nos seus movimentos, e também a manipulação de marionetes. Do Repente leva em sua pesquisa de figurinos características que remetem à ideia do cangaço, do vaqueiro e dos coronéis.

O repertório musical homegaeia a tradição do repentista, seja ela no coco de embolada, no aboio, na viola, no martelo agalopado ou no martelo perguntado. O espetáculo pretende fazer uma releitura que mescla o universo do romanceiro popular do nordeste com o urbano e globalizado da atualidade. A entrada é gratuita. Do Repente estreou em 2012 e conta com a participação de quatro artistas da Lamira em cena.

A programação do projeto Maturando segue até o dia 15, em Palmas.

Não perca!

O quê: Projeto Maturando (Lamira Artes Cênicas)

Quando: até o dia 15 de julho

Informações: lamira.com.br

PROGRAMAÇÃO

HOJE

Espetáculo Do Repente, às 20h30, na abertura oficial da Mostra Semestral do Curso de Artes-Teatro (Mosca) da UFT - câmpus Palmas

Amanhã

Espetáculo Fela da Gaita, às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas

14 de julho

Espetáculo Gibi, às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas

Até o dia 15 de julho InterSeções, oficina/debate Os (des)caminhos da Lamira: Manutenção de Grupos no Sesc Palmas