Localizada na região Sudoeste do Estado, Rio Verde é a primeira cidade do Brasil a ter 100% do sinal de televisão digital. O processo será concluído hoje pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. Também de forma inédita, a TV Anhanguera é a primeira emissora afiliada à Rede Globo a digitalizar o sinal em definitivo.

O município é piloto do programa de transição do sinal analógico para o digital, chamado de Sistema Brasileiro de TV Digital. De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição dos Canais de TV e RTV (Gired), Rodrigo Zerbone, Rio Verde foi escolhida em razão de suas características geográficas e econômicas.

“Precisávamos de uma cidade grande, mas que não fosse capital de nenhum Estado. E que apresentasse uma capacidade econômica relevante e não afetasse o sinal de televisão de municípios vizinhos. O desligamento do sinal analógico permitirá disponibilidade do sinal de internet 4G na cidade. Para a população, trata-se de um benefício duplo”, afirma Rodrigo.

O Ministério das Comunicações informou que, depois do desligamento, a programação de todas as emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, ou seja, nos aparelhos antigos, sem conversor. Em seu lugar, as geradoras de TV vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

Importância

Para o diretor de tecnologia de TV da Rede Anhanguera, Carlos Cauvilla, este é um momento importante para a radiodifusão, pois é a primeira etapa para o fim das transmissões analógicas no País. Ele afirma que a rede é pioneira ao ter uma estação com transmissão 100% digital. “O que mostra que estamos mais atualizados quanto às questões tecnológicas. O sinal apresenta qualidade superior, o que será de fácil adaptação para os telespectadores”, afirma.

Carlos explica que desde o dia 29 de novembro de 2015 a Rede Anhanguera tem investido em estratégias para preparar o público para as mudanças estabelecidas. Ele afirma que, em Goiás, mais de 70% da população já possui sinal digital da TV Anhanguera em alta definição.

O início do desligamento na cidade goiana estava previsto para o dia 29 de novembro do ano passado, mas a ação foi adiada para hoje porque a meta de 93% de domicílios aptos a receber o sinal de TV digital aberto não tinha sido atingida. De acordo com o presidente do Gired, quase 97% das casas já estão recebendo o sinal digital na cidade.

O plano do governo é que até o final de 2018 todas as emissoras do País trabalhem exclusivamente com o sinal digital. Contudo, o Gired sugeriu alteração no cronograma. “Para cidades menores, localizadas no interior de cada Estado, sugerimos um prazo adicional. Pois será difícil completar todo o País até 2018”, explica Rodrigo Zerbone. A próxima cidade a ter o sinal analógico desligado será Brasília (DF), em outubro.