O Rio Araguaia em Aruanã já está 2,5 metros acima do nível, em Goiás. A água já está quase atingindo o telhado da sede da Associação dos Barqueiros da cidade. Mas o Corpo de Bombeiros da cidade informa que esse comportamento do rio já era esperado. Segundo o comandante, tenente Paulo Cesar, ainda não há motivo para alerta. “Estamos monitorando o rio 24 horas por dia. Ainda está dentro da normalidade, apesar da chuva estar mais frequente nesse início de ano.”

 
Como a chuva ainda não deve dar trégua, os bombeiros acreditam que o nível deve subir mais 50 centímetros. “É uma realidade no município e os trabalhadores, assim como os moradores já conhecem essas mudanças. Por enquanto não há com o que se preocupar.” Tenente Paulo Cesar acrescenta que desde dezembro, cerca de 30 árvores caíram próximo às rodovias. “Por enquanto esse é o alerta que fazemos. Ainda temos alguns dias de chuvas pela frente e o condutor deve estar atento.” 
 
Goiás

Os Bombeiros da Cidade de Goiás também confirmam que as chuvas na região estão mais frequentes. Mas informam que as imagens que circulam pelas redes sociais e que mostram a cidade alagada não são recentes. Segundo os militares, as imagens retratam o município em 2011, quando o Rio Vermelho transbordou. Na ocasião, o rio chegou a subir cinco metros. O rio também está sendo monitorado diariamente mas, segundo a corporação, não há motivos para alerta.