Fenômeno em ascensão, a velhice ainda não é tema frequente no cinema. Entre nós essa situação não é diferente, razão pela qual Chuvas de Verão, realizado em 1977 por Cacá Diegues, continua referência no assunto. Isso quase basta para dar ares de acontecimento ao drama A Despedida, dirigido com sensibilidade por Marcelo Galvão.

A história é inspirada na vida de Renato Oliveira Galvão, avô do diretor, almirante aposentado de 92 anos obrigado a lidar com inúmeras manifestações de decrepitude física. Interpretado no tom justo por Nelson Xavier, o Almirante se desloca com o auxílio de um andador, comemora quando acorda com a fralda seca, treme constantemente.

A primorosa sequência inicial, que dura cerca de 17 minutos, mostra-o realizando tarefas cotidianas: levantar-se da cama, ir ao banheiro, fazer a barba, tomar banho, vestir-se. Tudo com compassada morosidade, que reafirma a dificuldade dos atos. Essa lentidão instala uma sensação de angústia no espectador, assim como o som abafado, que só se normaliza quando o Almirante coloca seu aparelho de surdez. A reação dos familiares -a mulher, o filho e a nora- ao vê-lo pronto para tomar o café da manhã é de surpresa. Normalmente ele é ajudado a sair da cama, a fazer sua higiene e a se vestir. Mas naquela manhã, o Almirante rompe ainda mais com a rotina anunciando que tomará café na rua.

É o início de uma jornada especial para ele. Caminha até um bar, onde não aparecia há tempos, para saldar uma dívida. Irrisória, mas que ele faz questão de pagar. Depois, vai à casa de um velho amigo para pedir perdão por uma desavença de muitos anos. Tudo indica que o personagem sente que o fim está próximo -embora negue isso mais de uma vez- e deseja ajustar contas.

Assista!

A Despedida: Brasil, 2016

Direção: Marcelo Galvão

Elenco: Nelson Xavier, Juliana Paes, Deto Montenegro, Amélia Bittencourt

Cines: Cine Cultura - Espaço Cultural, às 18h50

Classificação: 14 anos